Buscar
  • Ponto Vital

Conheça mais sobre o Botox - Toxina Botulínica

Atualizado: Jul 19

A Toxina Botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Inicialmente era utilizada apenas para o tratamento de desvio musculares, mas hoje é utilizada na área estética e atua impedindo a contração dos músculos faciais sendo muito eficiente na prevenção das rugas e marcas de expressão. Conhecida como Botox a Toxina Botulínica tipo A passa por um processo de industrialização e é purificada para poder ser aplicada.


Quando aplicado, o Botox age como um bloqueador neuromuscular. O produto se liga a receptores neuromusculares e impede a transmissão de estímulos que partem do neurônio em direção ao músculo, evitando a contração muscular, e consecutivamente ocasiona o relaxamento da musculatura não deixando formar rugas dinâmicas ou rugas conhecidas como “pés-de-galinha”.


O tratamento além de ser feito para reparar o rosto pode ser feito de modo preventivo por paralisar a musculatura e retardar o aparecimento das rugas ocasionadas pela movimentação muscular na região onde é aplicado, e também serve para tratar a hiperidrose, excesso de suor.


Não existe uma idade ideal para fazer a aplicação da Toxina Botulínica, entretanto é recomendado dar início ao tratamento após os 25 anos de idade ou a partir do momento que surgir linhas de expressão no rosto, ademais não deve ser feito em alérgicos aos componentes de sua formulação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, grávidas ou mulheres que estejam amamentando e pacientes fazem do uso de anticoagulantes, amino glicosídeos ou drogas que interfiram na transmissão neuromuscular.


O efeito do Botox inicia-se nas primeiras 72 horas e tem seu resultado final após 10 a 15 dias. Em sua literatura (bula) a durabilidade média é de 3 a 4 meses, podendo durar até 6 meses em pessoas que possuem hábitos saudáveis, mas vale lembrar que pessoas tabagistas, etilistas, que fazem muito esforço físico e que utilizam medicamentos diários o efeito pode ser menor. Já no caso de aplicações para hiperidrose a duração média é de 9 meses a 1 ano.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo