top of page
Buscar
  • Foto do escritorPonto Vital

Cuidados com a Pele Morena


A pele morena possui uma maior concentração de melanina, que é a principal proteína, produzida nos melanócitos, responsável pela coloração da pele e pelos dos humanos. Por causa dessa grande quantidade de melanina a pele tem uma maior predisposição de sofrer com Melasma e Hiperpigmentação, além da oleosidade, devido a produção das glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, ser maior e mais presente nesse tom de pele.


O cuidado com essa tonalidade de pele não é tão simples como parece, mas é interessante dizer que dá para evitar ou melhorar isso com alguns cuidados:


• Fazer uso tópico e ingerir Vitamina C – A vitamina C possui propriedades antioxidante, promovendo a ação anti-idade e por se tratar de uma substância despigmentante ocorre a ação antimanchas, ou seja, ela evita o envelhecimento precoce, auxilia na produção de novas fibras de colágeno, corrige rugas e linhas de expressão, ajuda a clarear as manchas mantendo um tom da pele uniforme, e combate os radicais livres.


• Usar filtro solar – Como comentado anteriormente a pele morena tem um alto nível de melanina. Isso promove uma proteção natural ao sol, entretanto favorece a manifestação de manchas, por isso faz-se necessário o uso do filtro solar para proteger dos raios UVA e UVB, hidratar a pele, clarear manchas, evitar acne solar e prevenir o câncer. A recomendação, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é usar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais e nós recomendamos usar filtro solar de toque seco, acrescido de ácido hialurônico, para melhorar a questão da oleosidade e manter a hidratação da pele.


• Prevenção e tratamentos de Manchas e Melasma – A melhor prevenção é fazer o uso do filtro solar, mas fora essa é recomendado a ingestão de muita água, alimentos saudáveis e suplementos antioxidantes. Sobre tratamentos para Manchas e Melasma as principais opções disponíveis no mercado são a aplicação do Microagulhamento e/ou do Laser ND-Yag, além de fazer uso tópico de produtos antioxidantes, vitamina C, e alguma substância clareadora: ácido retinóico; nicotinamida; ácido Kójico; ácido tranexâmico; e alfa-hidroxiácidos. • Skin Care – O Skin Care é a limpeza de pele diária que deve ser feita tanto pela manhã quanto na parte da noite, entretanto possuem alguns passos diferentes entre eles. Na limpeza matinal deve utilizar sabonete líquido ou gel de limpeza, seguido de uma solução micelar ou tônico facial, depois usar hidratante e por fim o protetor solar. Já na limpeza noturna deve passar, inicialmente, demaquilante ou água micelar, na sequência o sabonete líquido facial ou espuma facial, seguido de um tônico para regular o pH da pele, hidratante, creme para os olhos, finalizando com creme ou sérum que possuam funções antioxidantes.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page